AS ANALOGIAS FAZEM PARTE DO EXERC?CIO DE COMUNICAR EM CI?NCIAS E BIOLOGIA, SEU USO ? COMUM NA PR?TICA DE PROFESSORES E NOS MATERIAIS QUE FALAM SOBRE CI?NCIAS. PORTANTO, OBJETIVOU-SE COM ESSE TRABALHO IDENTIFICAR A IMPORT?NCIA E O RECONHECIMENTO DE ANALOGIAS EM LIVROS DID?TICOS DE CI?NCIAS E BIOLOGIA, ASSIM COMO A FORMA COMO ESTE INSTRUMENTO ? TRATADO PELO PROFESSOR DE EM SUAS AULAS. PARA TANTO, FOI DELINEADO COMO UM ESTUDO DE CASO, EM QUE UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA, O QUESTION?RIO. OS DADOS FORAM TRATADOS DE FORMA QUALITATIVA. E O P?BLICO FOI COMPOSTO POR QUATRO PARTICIPANTES. OS DADOS DEMONSTRAM UMA RELA??O POSITIVA ENTRE O USO DE ANALOGIAS E AS PR?TICAS DE ENSINO. ESSE INSTRUMENTO TEM SIDO RECONHECIDO NOS LIVROS DID?TICOS E EXPLORADO POR PROFESSORES. A PESQUISA IDENTIFICOU O USO DE ANALOGIAS E UMA RECEP??O POSITIVA ENTRE OS DOCENTES PARA O TRABALHO COM ANALOGIAS, ASSIM COMO UMA A??O CONSCIENTE E PROBLEMATIZADORA DESTE RECURSO NAS PR?TICAS DE ENSINO DEMONSTRANDO MAIOR AUTONOMIA ENTRE OS DOCENTES.