PARA VIABILIZAR AÇÕES DE SUPERAÇÃO NO ESTUDO DOS ANIMAIS, O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVOS ENFATIZAR VIVÊNCIAS DE APRENDIZAGEM EFETIVADAS POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE PROJETO ENVOLVENDO MAPAS CONCEITUAIS, PARA EXPLORAÇÃO E DIVULGAÇÃO SOBRE A DIVERSIDADE ANIMAL. CONSIDERANDO O GRANDE POTENCIAL DOS MAPAS CONCEITUAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DA IMPORTÂNCIA DA SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE ESTUDO, POR MEIO DE PROJETO, FORAM ESTABELECIDAS ETAPAS PARA CONCRETIZAR AS ATIVIDADES PRETENDIDAS. O PERCURSO FOI DESCRITO, SEGUINDO UMA ORDEM LÓGICA DE EXPOSIÇÃO DA VIVÊNCIA, TAIS COMO, DESCRIÇÃO SOBRE O TEMA DE ESTUDO, CONSTRUÇÃO DE MAPA(S) CONCEITUAL(CONCEITUAIS) INÉDITO(S) E DISCUSSÕES COMPARATIVAS EM TORNO DA BIBLIOGRAFIA PESQUISADA COM AS PROPOSIÇÕES INDICADAS. O TEXTO FINAL, MODIFICADO A PARTIR DO PROJETO CONTEXTUALIZADO, ENQUANTO RELATO DE EXPERIÊNCIA, TRAZEM CONTRIBUIÇÕES PARA APRENDIZAGEM AO POTENCIALIZAR ELEMENTOS PARA O EXERCÍCIO DA ESCRITA CIENTÍFICA DIRECIONADA À DIVULGAÇÃO SOBRE A BIODIVERSIDADE ANIMAL.