O PRESENTE TEXTO INSURGE DE UMA INICIA??O CIENT?FICA EM ANDAMENTO E FINANCIADA PELO CNPQ. ELA TEM COMO INTENCIONALIDADE SE DEBRU?AR NUM PENSAR CORPOS, G?NEROS E SEXUALIDADES, NOS TERRIT?RIOS DA EDUCA??O EM BIOLOGIA, EM MEIO ?S PRODU??ES DE PESSOAS TRANS COMO DISPARADORES DE FISSURAS AOS DITOS E VISTOS MAIORES DA EDUCA??O EM BIOLOGIA. NESSE TEXTO, APRESENTAREMOS AS PRIMEIRAS FISSURAS, ABERTURAS E ESCAPES QUE AS PRODU??ES QUE PESSOAS TRANS PRODUZEM NO INSTITU?DO DA BIOLOGIA MAIOR. AS PRIMEIRAS FISSURAS, ABERTURAS E ESCAPES ENCONTRADOS FORAM: A) ROMPIMENTO DA IDEIA ESSENCIALIZADORA DE CORPO, G?NERO E SEXUALIDADE; B) INTERSEC??ES DAS DISCUSS?ES POL?TICAS ?S BIOL?GICAS, NUM REGIME DE PODERES- SABERES; C) A INEXIST?NCIA DE UMA BIOLOGIA DISSOCIADA DE FATORES SOCIAIS, CULTURAIS, ECON?MICOS, ?TNICO- RACIAIS, DE G?NERO E SEXUALIDADE.