ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O POEMA “A IDEIA” (1994) DE AUGUSTO DOS ANJOS, BUSCANDO ENCONTRAR OS ENUNCIADOS QUE ELE PODE SUSCITAR EM AULAS DE BIOLOGIA. PARA ISSO, UTILIZAMOS A PESQUISA QUALITATIVA, JUNTAMENTE COM A ANÁLISE DISCURSIVA BASEADA NO REFERENCIAL DO CÍRCULO DE BAKHTIN. ASSIM, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O POEMA PODE SER UTILIZADO COMO OBJETO PROBLEMATIZADOR PARA A CONSTRUÇÃO DO PERCURSO DA IDEIA EM UMA PERSPECTIVA FISIOLÓGICA. ISSO ACONTECE POIS O AUTOR DO POEMA TRAZ PALAVRAS PERTENCENTES AO VOCABULÁRIO DA FISIOLOGIA, ALÉM DE DESCREVER O CAMINHO PERCORRIDO PELA IDEIA DE FORMA LÚDICA. TAMBÉM É POSSÍVEL DISCUTIR SOBRE ASPECTOS LIGADOS A VIDA DO AUTOR, COMO A ESTÉTICA, NEUROPSIQUIATRIA E A RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM E ANATOMIA. AINDA, O POEMA SE TORNA RELEVANTE PARA A CONSTRUÇÃO DA SENSIBILIDADE DOS ESTUDANTES, JÁ QUE SE TRATA DE UM TIPO DE ARTE E, AO ENTRAR EM CONTATO COM ESSA PRODUÇÃO HUMANA, OS SUJEITOS HUMANIZAM-SE.