NESTE TRABALHO PROCURAMOS APRESENTAR E DISCUTIR OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZADOS NA CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA (SEI) CUJA TEMÁTICA TEM ENFOQUE NO ESTUDO E ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DE DIFERENTES TIPOS DE SOLO. A SEI EM QUESTÃO FOI ELABORADA COM BASE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E FOI DESENVOLVIDA DURANTE OS MESES DE AGOSTO E SETEMBRO DE 2019 COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA ZONA SUL DA CIDADE DE SÃO PAULO. ALÉM DE APRESENTAR A ESTRUTURA DA SEI E CARACTERIZAR SUAS ATIVIDADES, NESTE TEXTO BUSCAMOS FAZER DISCUSSÕES TEÓRICAS SOBRE A CONCEPÇÃO DE COMANDAS E QUESTÕES BASEADAS NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO QUE ENFOQUEM E VISEM ENGAJAR OS ESTUDANTES EM PRÁTICAS CIENTÍFICO-ESCOLARES E NO DESENVOLVIMENTO DE SUA APRENDIZAGEM EPISTÊMICA.