ESTA INVESTIGAÇÃO CARACTERIZA A PESQUISA DE MESTRADO PROFISSIONAL INTITULADA MAPA CONCEITUAL DINÂMICO(MCD) NO CONTEXTO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO, QUE OBJETIVA, FUNDAMENTADO NA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (TAS) E DOS MAPAS CONCEITUAIS, ANALISAR A APLICAÇÃO DO USO DA FERRAMENTA DIDÁTICA MCD, NA IDENTIFICAÇÃO DA MUDANÇA DE COMPLEXIDADE DO ASPECTO COGNITIVO DE 200 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, NA DISCIPLINA BIOLOGIA NUM COLÉGIO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO. O MCD FOI APLICADO DURANTE O PROCESSO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA, EM QUATRO ETAPAS DISTINTAS, DURANTE UM BIMESTRE DE 2017. OS RESULTADOS APONTAM QUE, ATRAVÉS DESTA FERRAMENTA DIDÁTICA, HOUVE AVANÇO SIGNIFICATIVO NAS RELAÇÕES CONCEITUAIS DESTES ALUNOS SOBRE TEMA CURRICULAR GENÉTICA. CONCLUI-SE QUE AS MUDANÇAS CONCEITUAIS PUDERAM SER ACOMPANHADAS DE FORMA PROCESSUAL E COM MAIOR OBJETIVIDADE E CELERIDADE POR EDUCANDOS E O PROFESSOR. A PESQUISA PROPORCIONOU A PRODUÇÃO DE UM GUIA DE ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MCD.