O PRESENTE RELATO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE TEMA “SÍNTESE DE PROTEÍNAS” QUE UTILIZA COMO BASE UM MODELO DIDÁTICO REALIZADO COM MATERIAIS CONCRETOS PARA SIMULAR ESTE PROCESSO. SEU USO FOI ESSENCIAL UMA VEZ QUE, EM SE TRATANDO DE UM CONTEÚDO ABSTRATO, DEVIDO A SEU CARÁTER MICROSCÓPICO, É DE DIFÍCIL COMPREENSÃO. A ATIVIDADE FOI REALIZADA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE (EM) DE MODO A COMPLEMENTAR AS AULAS EXPOSITIVAS ANTERIORES. NESTE ESTUDO, AVALIA-SE A EFETIVIDADE DESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DEVIDO À BOA RECEPÇÃO DOS ALUNOS, À OBSERVAÇÃO DAS AUTORAS, À DIVERSIDADE DE INTERAÇÕES OCORRIDAS EM SALA DE AULA E À AVALIAÇÃO FORMATIVA REALIZADA. ALÉM DISSO, SÃO ELENCADAS QUESTÕES QUE PODERIAM DIFICULTAR SUA APLICAÇÃO TAIS COMO TEMPO DE MANUFATURA E CUSTO QUE, EMBORA BAIXO, PODE ESTAR ACIMA DO ORÇAMENTO DE ALGUMAS ESCOLAS. POR FIM, RESSALTA-SE A POSSIBILIDADE DE USAR ESSA SEQUÊNCIA DE FORMA INVESTIGATIVA, ESTIMULANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.