A EDUCA??O, A INTERPRETA??O E A COMUNICA??O S?O ASPECTOS ESSENCIAIS NO ?MBITO DA DIVULGA??O CIENT?FICA EM ESPA?OS DE MUSEUS, TORNANDO-SE ESSES ASPECTOS IMPORTANTES ELEMENTOS PARA ENTENDERMOS MELHOR O PAPEL EDUCACIONAL E DE COMUNICA??O DAS EXPOSI??ES EM MUSEUS. PARA ESTA PESQUISA BUSCOU-SE COMPREENDER COMO S?O REALIZADOS OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ESPA?O DE UM AQU?RIO MARINHO. CONSIDERANDO QUE OS AQU?RIOS E OCEAN?RIOS S?O ESPA?OS NOS QUAIS OCORREM A??ES INTENCIONAIS DE ENSINO E APRENDIZAGENS, FOI FEITA UMA AN?LISE DOS OBJETOS EDUCACIONAIS E SEUS TEXTOS DE INFORMA??O DO AQUARIO MARINHO DO RIO DE JANEIRO (AQUARIO). OS RESULTADOS ENCONTRADOS ENFATIZAM QUE AS EXPOSI??ES DO AQUARIO PROMOVEM A POPULARIZA??O SOBRE V?RIOS ASPECTOS DA BIOLOGIA, DA BIODIVERSIDADE E CONSERVA??O, POSSIBILITANDO A CONSTRU??O DE SABERES ? RESPEITO DOS SERES VIVOS E ECOSSISTEMAS MARINHO. DESSA MANEIRA, DESTACA-SE A IMPORT?NCIA DO AQUARIO PARA ATIVIDADES DE ENSINO DE CI?NCIAS E DE EDUCA??O AMBIENTAL.