O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR PERCORRIDO PELA DISCIPLINA BIOLOGIA NO CONTEXTO DAS REFORMAS CURRICULARES, CONSIDERANDO OS ASPECTOS ECON?MICOS, POL?TICOS, SOCIAIS, ?TICOS E AMBIENTAIS, ESTABELECIDOS A PARTIR DO MOVIMENTO CI?NCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE - CTSA. A PESQUISA, REALIZADA NO PER?ODO DE FEVEREIRO A JULHO DO CORRENTE ANO, FOI DELINEADA A PARTIR DE UM ESTUDO EXPLORAT?RIO, DO TIPO EXPLICATIVO COM AN?LISE QUALITATIVA. PARTICIPARAM DA PESQUISA OS PROFESSORES QUE LECIONAM BIOLOGIA DO COL?GIO ESTADUAL WILSON GON?ALVES, LOCALIZADO NA CIDADE DO CRATO ? CE. ANALISOU-SE OS DADOS BUSCANDO COMPREENDER OS CONTE?DOS, POR MEIO DE UM QUESTION?RIO ORGANIZADO ATRAV?S DE BLOCO TEM?TICO. FRENTE A APURA??O DESSES DADOS APONTAM PARA UM PROCESSO DE REFORMA CURRICULAR COM DEFINI??O UNILATERAL, OBSERVANDO-SE POUCA PARTICIPA??O DA COMUNIDADE ACAD?MICA. PORTANTO CONCLUI-SE QUE ESSAS REFORMAS DEVAM ESTABELECER-SE COM A M?XIMA PARTICIPA??O DA COMUNIDADE ACAD?MICA INCORPORANDO OS PRINC?PIOS DA CI?NCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE ? CTSA.