O PRESENTE ARTIGO ANALISA DISSERTAÇÕES E TESES PUBLICADAS NO BANCO DE TESES DA CAPES. DISCORRE SOBRE PROPOSTAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DAS CIÊNCIAS NATURAIS COM ENFOQUE PARA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS). A PESQUISA IDENTIFICOU DEZESSETE TRABALHOS TENDO COMO FOCO DE ANÁLISE OS OBJETIVOS, PROPOSTAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA, COMPREENSÃO DOS PROFESSORES QUANTO AO ENFOQUE CTS, ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E BENEFÍCIOS AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI À QUANTITATIVA DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA INTERPRETATIVA. COMPREENDE-SE QUE OS TRABALHOS PUBLICADOS PRIORIZAM UMA FORMAÇÃO QUE PROPORCIONE INTERPRETAR, DISCUTIR E COMPREENDER OS PRESSUPOSTOS CTS EM PROL DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS, TENDO ESSA TEMÁTICA COMO SINE QUA NON ÀS PRÁTICAS EM SALA DE AULA. APONTAM QUE HÁ ENTRE PROFESSORES CONHECIMENTO TEÓRICO DO ENFOQUE CTS, MAS EXISTEM ENTRAVES DE SUA APLICABILIDADE EM SALA DE AULA.