ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE DESCREVE E DISCUTE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DESENVOLVIDA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. TEVE COMO OBJETIVO, COMPREENDER COMO O USO DE JOGOS EDUCATIVOS PODE FAVORECER A APRENDIZAGEM DESSES ALUNOS QUANTO À NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DE HÁBITOS DE HIGIENE DO CORPO, COMO AÇÃO PREVENTIVA ÀS DOENÇAS E À MANUTENÇÃO DE UMA BOA SAÚDE. O ESTUDO É DE CUNHO QUALITATIVO, DO TIPO EXPLORATÓRIO. OBSERVEI QUE OS ALUNOS EMPREENDERAM ESFORÇOS EM APRENDER E USAR OS SABERES QUE POSSUÍAM, PARA SUPERAR OS OBSTÁCULOS COGNITIVOS E EMOCIONAIS IMPOSTOS PELA AÇÃO DE JOGAR, FORTALECENDO A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORA E ALUNOS, E ENTRE ALUNOS, FAVORECENDO QUE PARTICIPASSEM DE FORMA ESPONTÂNEA, SEM A PREOCUPAÇÃO COM O ERRO, GANHAR OU PERDER NO JOGO. COMPREENDI QUE OS JOGOS PRECISAM ATENDER À NECESSIDADE DE ARTICULAR CONHECIMENTOS PARA A FORMAÇÃO DE BASES CONCEITUAIS COM AS PRÁTICAS DE VIDA DO ALUNO.