A FICÇÃO CIENTÍFICA (FC) PARECE IMPULSIONAR A CURIOSIDADE E INTERESSE DOS ESTUDANTES PELAS CIÊNCIAS CONSTITUINDO UMA VIA DE DIÁLOGO ENTRE AS CULTURAS CIENTÍFICA E LITERÁRIA. PARA CONSTRUIR ESTRATÉGIAS NESSE SENTIDO É IMPORTANTE PARTIR DA FAMILIARIDADE DOS ESTUDANTES COM A FC, TAL COMO EXERCITADO NESSE TRABALHO QUE OBJETIVOU TRAÇAR UM PERFIL DE PERTENCIMENTOS E REFERÊNCIAS SOBRE FC DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA, FÍSICA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN). PARA TANTO, PROPUSEMOS UMA OFICINA DIDÁTICA QUE PERMITIU IMERGIR O PÚBLICO-ALVO EM UMA NARRATIVA DE FC E DELINEAR PERTENCIMENTOS QUE FORAM APROXIMADOS COM O PENSAMENTO TRANSDISCIPLINAR DE BASARAB NICOLESCU (1996). EXERCITAR ESTA RELIGAÇÃO DE SABERES EVIDENCIOU PERTINENTES POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE EXPRESSÕES DISTINTAS DA CULTURA E INTERESSES DOS ESTUDANTES.