O DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO ATRAVÉS DO PRINCÍPIO DA OBJETIVIDADE, TEM AFASTADO O HOMEM DO CONHECIMENTO, ALÉM DE CONCEBER UMA CONCEPÇÃO DA NATUREZA COMO CONSTITUÍDA DE PARTES INDEPENDENTES QUE NÃO SE COMUNICAM, ESSE PENSAMENTO DISJUNTO SE ESTENDEU E INFLUENCIOU NEGATIVAMENTE VIDA HUMANA QUE TAMBÉM FOI VISTA COMO FRAGMENTADA, CAUSANDO ASSIM INÚMEROS PROBLEMAS E CONFUSÕES. ESTE RELATO DE PESQUISA ACADÊMICA TEM COMO OBJETIVO, ANALISAR A IMPLICAÇÃO DO SUJEITO NO CONHECIMENTO DO PONTO DE VISTA DA ESPIRITUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, ALÉM DE ABORDAR A TOTALIDADE INERENTE AOS SUJEITOS. ATRAVÉS DE UMA PEDAGOGIA DA INTEIREZA, A ESPIRITUALIDADE É A LINGUAGEM QUE ABORDA ASPECTOS DA ESSÊNCIA HUMANA QUE AO SER CORRELACIONADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS PROMOVE A VISÃO DO SUJEITO COMO INTEIRO E INTEGRADO AO CONHECIMENTO QUE PRODUZ E A NATUREZA QUE O CERCA.