O PRESENTE ARTIGO TRATA SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) ENQUANTO ESPAÇO QUE CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA TENDO EM VISTA O FORTALECIMENTO DAS LICENCIATURAS, O CURRÍCULO, A AÇÃO DOCENTE E A ESCOLA. O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CONSIDERANDO AS APROXIMAÇÕES E REALIDADES COM O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACE AO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE ENSINO E METODOLOGIAS INOVADORAS. O ESTUDO CARACTERIZA-SE COMO SENDO DO TIPO EXPLORATÓRIO, EXPLICATIVO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, ELABORADO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SUBPROJETO DO CURSO DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA, SITUADA NA CIDADE DE CRATO, NO INTERIOR DO ESTADO DE CEARÁ A 550 KM DA CAPITAL FORTALEZA. CONSTATA-SE QUE AO LONGO DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, O ACOMPANHAMENTO DOS RESIDENTES DURANTE TODO O PROCESSO, FOI ORIENTADO POR UM(A) PROFESSOR(A) DA UNIVERSIDADE, ESTE DENOMINADO DE DOCENTE ORIENTADOR, E POR UM(A) PRECEPTOR(A) DA ESCOLA BÁSICA, QUE CONDUZIRAM OS GRADUANDOS A REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PROFISSIONAL E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. VALE DESTACAR QUE AS EXPERIÊNCIAS EXITOSAS ENALTECEM A AUTOESTIMA DOS RESIDENTES AO PERCEBER-SE MEDIANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM; SENDO PERCEPTÍVEL CRESCIMENTO E AMADURECIMENTO DOS RESIDENTES EM RELAÇÃO A OLHAR PARA O ALUNO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COMPREENDENDO QUE O ENSINO NÃO SE ESTABELECE TRANSPONDO CONHECIMENTOS DA UNIVERSIDADE, MAS TRILHAR UMA JORNADA CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR TENDO EM VISTA A APRENDIZAGEM. CONCLUI-SE QUE, COM O PRP, O LICENCIANDO CONSEGUE DESENVOLVER COM MAIS SEGURANÇA À REFLEXÃO DA PRÁTICA NA PRÓPRIA PRÁTICA, EM VIRTUDE DAS EXPERIÊNCIAS CONSTRUÍDAS DURANTE O PROGRAMA, POTENCIALIZAR SUA AÇÃO DOCENTE FACE O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES, COMPETÊNCIAS E SABERES DOCENTES CONSTRUÍDOS EM ARTICULAÇÃO COM A UNIVERSIDADE E A ESCOLA, OS RESIDENTES, PRECEPTORES E ORIENTADORES, BEM COMO O FORTALECIMENTO DE METODOLOGIA INOVADORAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA.