A PESQUISA TEM COMO BASE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA A ALUNOS DO EJA ACERCA DO TEMA “SISTEMA NERVOSO”. O OBJETIVO FOI TRABALHAR CONCEITOS GERAIS DE FUNCIONAMENTO FISIOLÓGICO E UTILIZAR OS CINCO SENTIDOS COMO ABORDAGEM PARA O ESTUDO, A PARTIR DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS COMO DRAMATIZAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO E AULA EXPOSITIVA-DIALOGADA. O TEMA DA PESQUISA FOCOU NAS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ALUNOS SOBRE O SISTEMA NERVOSO, OBJETIVANDO IDENTIFICAR COMO ELES RECONHECEM E RELACIONAM AS ESTRUTURAS DO SISTEMA NERVOSO COM A MANEIRA COMO PERCEBEM O MUNDO. A COLETA DE DADOS FOI FEITA POR DESENHOS, TENDO COMO BASE UMA QUESTÃO PROBLEMATIZADORA. A ANÁLISE DESTES REVELOU QUE OS ALUNOS, EM SUA MAIORIA, CONSEGUEM RECONHECER A PARTICIPAÇÃO DAS ESTRUTURAS SENSORIAIS E O ENVOLVIMENTO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL PARA A PERCEPÇÃO DO AMBIENTE. NO ENTANTO, NÃO REPRESENTARAM CONEXÕES ENTRE AS ESTRUTURAS E O SNC, O QUE EVIDENCIA UMA OPORTUNIDADE DE ENSINO A SER EXPLORADA NAS AULAS DE CIÊNCIAS.