ESTE ARTIGO PARTE DO PRESSUPOSTO DE QUE A IMAGEM É UMA LINGUAGEM IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR A COMPLEMENTARIEDADE ENTRE FOTOGRAFIAS E LEGENDAS DE MEIO AMBIENTE CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. A ANÁLISE DOS DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DAS SEGUINTES CATEGORIAS: ESTRUTURAS COMPOSICIONAIS DE IMAGENS (ENQUADRAMENTO, VALOR INFORMACIONAL, SALIÊNCIA, MODALIDADE) E REPRESENTAÇÃO AMBIENTAL (NATUREZA, RECURSO, PROBLEMA, LUGAR PARA VIVER, BIOSFERA, PROJETO COMUNITÁRIO E OBJETO DA CIÊNCIA). OS RESULTADOS INDICAM QUE DO TOTAL DE 38 IMAGENS, 50% DAS FOTOGRAFIAS APRESENTAVAM COMPLEMENTARIEDADE TOTAL, 28,94% COMPLEMENTARIEDADE PARCIAL, 21,05% NÃO APRESENTARAM NENHUMA COMPLEMENTARIEDADE, APRESENTANDO SIMILARIDADE COM OUTROS ESTUDOS REALIZADOS NA ÁREA. DIANTE DOS RESULTADOS CONCLUI-SE QUE APESAR DE METADE DO GRUPO APRESENTAR DOMÍNIO DA LINGUAGEM IMAGÉTICA, HÁ AINDA UMA DEFASAGEM QUE INDICA PARA A NECESSIDADE DE TRABALHARMOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ALFABETIZAÇÃO PARA USO E PRODUÇÃO DE IMAGENS.