A HISTÓRIA DA CIÊNCIA COMO ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS APRESENTA A CIÊNCIA COMO CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA E COMO ATIVIDADE HUMANA E TEMPORAL. O PROFESSOR DE CIÊNCIAS, JÁ EM SUA FORMAÇÃO INICIAL, NECESSITA VIVENCIAR MOMENTOS NOS QUAIS SUAS CONCEPÇÕES SÃO REVELADAS E QUESTIONADAS, BEM COMO EXPERIMENTAR MOMENTOS DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS QUE UTILIZEM A HISTÓRIA DA CIÊNCIA COMO ESTRATÉGIA DE PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZADO DE CIÊNCIAS. NESTE SENTIDO, ESTE TRABALHO É RESULTADO DE UM PROJETO REALIZADO POR DUAS LICENCIANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (IEAR-UFF). O PROJETO SE DESENVOLVEU EM TRÊS ETAPAS, COM A FINALIDADE DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, POR MEIO DA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA. FORAM PRODUZIDOS DOIS VÍDEOS COM TEMAS RELACIONADOS À HISTÓRIA DA ASTRONOMIA E HISTÓRIA DA VACINA PARA DISCUSSÃO E UTILIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE.