DISCUTIMOS, NESTE TRABALHO, OS ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DO PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA (PCE). NA PRIMEIRA SEÇÃO, APRESENTAMOS UM BREVE PANORAMA DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, NO CONTEXTO BRASILEIRO, ATRAVÉS DOS TEMPOS. NA SEQUÊNCIA, APRESENTAMOS OS CAMINHOS METODOLÓGICOS DO TRABALHO, QUE SE CARACTERIZA COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA EM QUE UTILIZAMOS, COMO FONTE DE INFORMAÇÕES, DOCUMENTOS INFORMATIVOS DO PCE. COM ISSO, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE O PCE RETOMA IDEIAS EMPÍRICO-POSITIVAS QUE ESTIVERAM PRESENTES NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO PASSADO, AO FOCAR NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRÁTICO-INVESTIGATIVAS POR PARTE DOS ESTUDANTES. JUSTIFICA-SE ISSO, DIANTE DA BUSCA PELO FOMENTO DE INGRESSO FUTURO EM CARREIRAS CIENTÍFICAS E IDENTIFICAÇÃO DE JOVENS TALENTOS. AINDA, PERCEBEMOS QUE REFLEXÕES EM RELAÇÃO AOS USOS SOCIAIS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, FEITAS NA CONTEMPORANEIDADE, NÃO ESTÃO PRESENTES NO DOCUMENTO.