COM O PASSAR DOS ANOS, O CRESCIMENTO DOS CENTROS DE CIÊNCIAS E MUSEUS TEM SIDO CORRELACIONADO AO AVANÇO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA (DC). UM MUSEU PRECISA ESTRUTURAR SUAS ATIVIDADES DE FORMA QUE O PÚBLICO SE INTERESSE PELOS ASSUNTOS, CRIANDO ASSIM, AÇÕES, EVENTOS E PROJETOS DINÂMICOS. O MUSEU NACIONAL (MN), DESDE 1818, É UMA DAS PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES NÃO FORMAIS QUE CONTA COM UM DOS MAIORES ACERVOS HISTÓRICOS E BIOLÓGICOS DO MUNDO. EM 2018, UM INCÊNDIO DEVASTOU O PALÁCIO E GRANDE PARTE DAS SUAS COLEÇÕES FOI PERDIDA. O PRESENTE ESTUDO ANALISOU ATRAVÉS DE PESQUISA DOCUMENTAL, COMO AS ATIVIDADES DE DC REALIZADAS PELA SEÇÃO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO E A COORDENADORIA DE EXTENSÃO, SETORES RESPONSÁVEIS POR GRANDE PARTE DAS ATIVIDADES DO MN, PROSSEGUIRAM APÓS A TRAGÉDIA. FORAM EXAMINADAS 41 ATIVIDADES DOCUMENTADAS POR ESTES SETORES. COMO RESULTADO, OBSERVOU-SE QUE MUITAS ATIVIDADES PERMANECERAM, NOVAS SURGIRAM E ALGUMAS SE EXPANDIRAM. ENTRETANTO, A PERDA DO PALÁCIO OCASIONOU ALGUMAS ALTERAÇÕES NA ESTRUTURAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E EXCLUSÃO DE PRÁTICAS FUNDAMENTAIS PARA A DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.