ESTE ARTIGO COMPARTILHA REFLEX?ES SOBRE O PAPEL DA PESQUISA NA FORMA??O DOCENTE, A PARTIR DO RELATO DE UM PROFESSOR DE BIOLOGIA DA EDUCA??O B?SICA SOBRE SENTIDOS POR ELE ATRIBU?DOS A ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO EST?GIO EM DOC?NCIA NO ENSINO SUPERIOR, NO ?MBITO DO DOUTORADO EM EDUCA??O EM CI?NCIAS. NO CONTEXTO DAS DISCIPLINAS DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS EM QUE FOI DESENVOLVIDO O EST?GIO, BUSCAMOS FORMAR UMA COMUNIDADE DE PESQUISA, COMPOSTA POR LICENCIANDAS(OS), DOUTORANDO, PROFESSORA FORMADORA E A COMUNIDADE DE UMA ESCOLA P?BLICA DE EDUCA??O B?SICA, NO DISTRITO FEDERAL. RECORREMOS ?S CONCEP??ES CONHECIMENTO-PARA-PR?TICA, CONHECIMENTO-EM-PR?TICA E CONHECIMENTO-DA-PR?TICA PARA REFLETIR SOBRE A RELA??O TEORIA-PR?TICA. A NARRATIVA DO ESTAGI?RIO-DOUTORANDO SOBRE A EXPERI?NCIA FORMATIVA TRAZ SUA PRIMEIRA ATUA??O COMO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR, A PARTIR DO PAR EXPERI?NCIA/SENTIDO LAROSSIANO. ACREDITAMOS QUE A EXPERI?NCIA RELATADA PODE CONTRIBUIR PARA SE PENSAR E REFLETIR SOBRE SABERES E FAZERES EDUCATIVOS EM BIOLOGIA, FOMENTANDO O PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES(AS)-PESQUISADORES(AS).