A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA É UM CONTEÚDO QUE APRESENTA ALGUMAS DIFICULDADES PARA SER TRABALHADO NO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. AS DIFICULDADES ESTÃO RELACIONADAS A FALTA DE DOMÍNIO CONCEITUAL DOS PROFESSORES QUE LECIONAM BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, BEM COMO A FALTA DE ENTENDIMENTO DOS ALUNOS DA TEORIA EVOLUTIVA. PENSANDO EM ESTRATÉGIAS QUE POSSAM MINIMIZAR ESSAS DIFICULDADES E CONTRIBUIR PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM DO ALUNO SOBRE O TEMA, OS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UERN, ATRAVÉS DE PROJETO DE EXTENSÃO, DESENVOLVERAM OFICINAS PEDAGÓGICAS COM ALUNOS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO SOBRE EVOLUÇÃO. AS OFICINAS OBJETIVARAM EXPLICAR DE FORMA LÚDICA AS EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO; EXPOR FILME SOBRE A TEORIA DE DARWIN, DISCUTINDO SEU IMPACTO PARA A BIOLOGIA; REVISAR E DISCUTIR ATRAVÉS DE PERGUNTAS E RESPOSTAS NO QUIZ OS CONCEITOS DE SELEÇÃO NATURAL E ADAPTAÇÃO. OS RESULTADOS MOSTRARAM-SE SATISFATÓRIOS QUANTO À MOTIVAÇÃO E MELHORIA NO ENTENDIMENTO DOS ALUNOS SOBRE A TEORIA EVOLUTIVA.