TRILHAS TÊM GRANDE POTENCIAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O JARDIM BOTÂNICO (JB) DA UFRRJ É UM ESPAÇO QUE POSSUI SEIS TRILHAS ABERTAS AO PÚBLICO POR MEIO DE PROJETOS DE EXTENSÃO, SENDO VISITADO POR ESTUDANTES DE ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA E ARREDORES DA BAIXADA FLUMINENSE. O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS ESTUDANTES QUE VISITAM O JARDIM BOTÂNICO (UFRRJ) E A CONCEPÇÃO DE ABORDAGEM NAS TRILHAS. FOI REALIZADA UMA ANÁLISE QUALITATIVA POR MEIO DO MÉTODO DO PESQUISADOR OBSERVADOR. OS DADOS OBTIDOS APONTAM QUE A PROPOSTA PEDAGÓGICA AO LONGO DAS TRILHAS É PREDOMINANTEMENTE DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA DIMENSÃO CIENTIFICO STRICTO SENSU E UMA ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONSERVADORA/PRAGMÁTICA. NESSE SENTIDO, CONCLUIU-SE QUE É NECESSÁRIO O JARDIM BOTÂNICO INCLUIR NO ENSINO UMA PERSPECTIVA CIENTÍFICO-HUMANÍSTICA COM DISCUSSÕES SOCIAIS E CULTURAIS E NÃO APENAS CIENTÍFICAS.