A ATIVIDADE PROPOSTA PARA PRODUÇÃO E USO DE CALORÍMETROS COMO MATERIAIS DIDÁTICOS, OBJETIVOU ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DE ARTEFATOS COMO ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP) E AVERIGUAR A EFICIÊNCIA DESSES APÓS A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS TEÓRICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM A CONSTRUÇÃO DE UM DIÁRIO ALIMENTAR. NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA ATRAVÉS DE QUESTIONAMENTOS, UTILIZOU-SE A ABP, UM MODELO DE ENSINO INOVADOR, QUE PERMITE AOS ALUNOS CONFRONTAREM AS QUESTÕES E OS PROBLEMAS DO MUNDO REAL QUE CONSIDERAM SIGNIFICATIVOS, AGINDO DE FORMA COOPERATIVA EM BUSCA DE SOLUÇÃO. ASSIM, A CONFECÇÃO DO DIÁRIO ALIMENTAR ESTIMULOU A REFLEXÃO SOBRE OS TIPOS DIFERENTES DE DIETAS E SE ELAS CONSTITUEM UM HÁBITO SAUDÁVEL. MUITOS PROPONENTES DA ABP SUGEREM QUE ESSE MODELO DEVERIA SUBSTITUIR COMPLETAMENTE O ENSINO E APRENDIZAGEM BASEADOS EM UNIDADES. ASSIM, OS PROFESSORES PODEM DESENVOLVER OU PROJETAR ARTEFATOS ESPECÍFICOS QUE EXIGIRÃO QUE OS ALUNOS ESTUDEM E DOMINEM ESSES PADRÕES CURRICULARES.