O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA IDENTIFICAR O LUGAR DA DIVERSIDADE NO CURRÍCULO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL (MP) PARA ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA OFERTADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. PARA TANTO, FORAM DELINEADOS COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A ANÁLISE CURRICULAR DO CURSO EM PAUTA COM BASE NA TÉCNICA DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. A ANÁLISE DOS COMPONENTES CURRICULARES QUE COMPÕEM O MP ESTUDADO DESVELA QUE NÃO HÁ ABORDAGEM EXPLÍCITA DA DIVERSIDADE, POIS, DENTRE AS 30 DISCIPLINAS OFERTADAS, SOMENTE UMA TRATA DE ASPECTOS QUE POSSIBILITAM DISCUTIR A DIVERSIDADE. AS OUTRAS DISCIPLINAS TRATAM DE DIDÁTICA E METODOLOGIAS, PRODUÇÃO DE MATERIAL E DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE ESTUDO. ASSIM, DESTACA-SE A NECESSIDADE DE REFLETIR ACERCA DA CONSTRUÇÃO DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA QUE CAMINHE DE FORMA CONTRA HEGEMÔNICA AOS IDEAIS DEFENDIDOS PELO PENSAMENTO NEOLIBERAL DE FORMAÇÃO, BUSCANDO FORMAR UM PROFESSOR CRÍTICO, EMANCIPADO E QUE NÃO SEJA VISTO APENAS COMO INSTRUMENTO DE MERCADO DE TRABALHO.