A COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE A OCORRÊNCIA DE FENÔMENOS COMO MASSAS DE AR, VENTO, TEMPERATURA E FORMAÇÃO DE NUVENS É DE SUMA IMPORTÂNCIA, POIS OCORREM DIARIAMENTE E ACABAM PASSANDO DESPERCEBIDOS. A MAIORIA DOS LIVROS DIDÁTICOS APRESENTAM ESSES ASSUNTOS DE FORMA ESTÁTICA, DIFICULTANDO A VISUALIZAÇÃO DA DINÂMICA DESSES FENÔMENOS. DIANTE DESSAS DIFICULDADES, ESTE PRESENTE TRABALHO PROPORCIONOU A UTILIZAÇÃO DE UMA DEMONSTRAÇÃO SOBRE “COMO OS VENTOS SÃO FORMADOS” PARA ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ALEGRE- ES. TAL DEMONSTRAÇÃO CONSISTIU NA UTILIZAÇÃO DE CORANTES HIDROSSOLÚVEIS ACRESCENTADOS EM UM RECIPIENTE CONTENDO ÁGUA EM TEMPERATURAS DIFERENTES EM SUAS EXTREMIDADES LATERAIS. A APRESENTAÇÃO DO FENÔMENO ATMOSFÉRICO INSTIGOU A CURIOSIDADE E INTERESSE DOS ALUNOS PERANTE OS ACONTECIMENTOS NATURAIS, CONTRIBUINDO SIGNIFICATIVAMENTE PARA O SABER CIENTÍFICO.