ESSE ESTUDO ANALISA UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NA ESCOLA, ENVOLVENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS, MEDIADAS POR PRÁTICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS PARA A COMPREENSÃO DA REALIDADE, CONTRIBUINDO PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, PROPORCIONANDO OPORTUNIDADES, CONHECIMENTOS, VALORES, ATITUDES ACERCA ESSA TEMÁTICA. AS ATIVIDADES FORAM ORGANIZADAS E MINISTRADAS PELA DOCENTE DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FREDERICO WESTPHALEN/RS, COM 73 ESTUDANTES DOS 6º AOS 8° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. DURANTE TODAS AS ETAPAS DAS ATIVIDADES, A DOCENTE INDAGOU AS PROBLEMÁTICAS IDENTIFICAS DE FORMA CRÍTICA E CONTEXTUALIZADA, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS, QUE SE TRADUZEM NO ENVOLVIMENTO DE DISCUSSÕES SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS DETECTADAS. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE APÓS A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, HOUVE MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS NOS ESTUDANTES, E QUE OS EDUCANDOS SE SENTIRAM RESPONSÁVEIS POR TAIS MUDANÇAS, SOBRETUDO O INCENTIVO À SUSTENTABILIDADE.