ESTE TRABALHO APRESENTA UMA AN?LISE DO PROCESSO FORMATIVO DE UMA PESQUISADORA DURANTE O MESTRADO POR MEIO DE UMA IMERS?O DO TIPO ETNOGR?FICA. A PESQUISA TEVE IN?CIO EM 2018, NUM TERRIT?RIO REMANESCENTE DE ANCESTRALIDADE AFRICANA LOCALIZADO NO REC?NCAVO BAIANO. NA OCASI?O, A PESQUISADORA ACOMPANHOU UM PROJETO DE EXTENS?O VINCULADO ? UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, QUE REALIZA A??ES EDUCATIVAS DO ?MBITO DAS CI?NCIAS JUNTO AOS MORADORES. O ESTUDO INVESTIGOU DI?LOGOS INTERCULTURAIS ENTRE O SABER AFRO-BRASILEIRO REPRESENTADO PELA CAPOEIRA E A EDUCA??O EM CI?NCIAS NESTA INTERFACE ACAD?MICA, OBJETIVANDO A CONSTRU??O DE PROCESSOS EDUCATIVOS DECOLONIAIS. A PESQUISA SE CONFIGURA NUMA PROPOSI??O DECORRENTE DA AUTOBIOGRAFIA DA PESQUISADORA E NESTE ARTIGO SER? DISCUTIDA PARTE DE SUA FORMA??O, MEDIANTE UM RECORTE DA IMERS?O AO REMEMORAR A CONSTRU??O DOS DADOS COM UM DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA: UM MESTRE DE CAPOEIRA. COMO RESULTADO, APRESENTA-SE A CONSTRU??O DO POSICIONAMENTO DECOLONIAL DA AUTORA DISCUTINDO O CONCEITO DE PROXIMIA DE DUSSEL.