DENTRO DAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NESSA MODALIDADE, ESTÃO PRESENTES OS CONTEÚDOS DE GENÉTICA, QUE SÃO RELEVANTES PARA O ENTENDIMENTO DE QUESTÕES SOCIAIS E ATUAIS. PORÉM, OS CONCEITOS TRABALHADOS NA ÁREA SÃO CONSIDERADOS DIFÍCEIS DE ASSIMILAR DEVIDO A SUA COMPLEXIDADE E, POR ESSE MOTIVO, AS ATIVIDADES LÚDICAS GANHAM ATENÇÃO, POIS SÃO FACILITADORAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ESSE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE RESULTANTE DA ATIVIDADE “MONTANDO HEREDOGRAMAS” QUE FOI REALIZADA EM UMA TURMA DA 7º ETAPA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA. A ATIVIDADE EVIDENCIOU A DIFICULDADE DOS ALUNOS NA COMPREENSÃO DE TERMOS RELACIONADOS AO ASSUNTO DE CRUZAMENTOS GENÉTICOS, O QUE IMPOSSIBILITAVA A INTERPRETAÇÃO E CONSTRUÇÃO CORRETA DE HEREDOGRAMAS. MAS, COM AS ETAPAS DE REVISÃO E MONTAGEM DOS DIAGRAMAS OS SUJEITOS FORAM CAPAZES DE ATINGIR OS OBJETIVOS E PERCEBER QUE A GENÉTICA ESTÁ INSERIDA NO DIA A DIA. DESTA FORMA, A PRÁTICA CONTRIBUIU PARA UM MELHOR ENTENDIMENTO DO ASSUNTO E TORNOU A APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA AO EXIGIR DOS ALUNOS UM ENVOLVIMENTO ATIVO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.