ESSE ARTIGO APRESENTA E DISCUTE ASPECTOS FORMATIVOS DA DOC?NCIA A PARTIR DE VIV?NCIAS DO PROGRAMA DE RESID?NCIA PEDAG?GICA ? LUZ DA OBRA DE ANT?NIO N?VOA (2009). PARA AL?M, ? MENCIONADO NESSE ESTUDO UMA BREVE CONTEXTUALIZA??O HIST?RICA DA FORMA??O DE PROFESSORES DE CI?NCIAS NO BRASIL E NO MUNDO VINCULADOS AOS DESDOBRAMENTOS E REFORMULA??ES QUE LEVARAM O ENSINO A ACOMPANHAR AS DEMANDAS DA SOCIEDADE ATUAL. REFLETIMOS AINDA, SOBRE COMO TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ENTRE AMBIENTA??O, OBSERVA??O E REG?NCIA NO PROGRAMA DE RESID?NCIA PEDAG?GICA (PRP) E O CONHECIMENTO AGREGADO EM TODAS AS ETAPAS DA GRADUA??O, POSSIBILITOU DIALOGAR, ANALISAR E DEBATER SOBRE PR?TICAS COLABORATIVAS QUE VIABILIZARAM UMA FORMA??O INCESSANTE NA CONSTRU??O DA IDENTIDADE DOCENTE. VALE RESSALTAR QUE A OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER PROGRAMAS EDUCACIONAIS AO LONGO DA FORMA??O, APROXIMA ESPA?OS DA UNIVERSIDADE A EDUCA??O B?SICA, PROMOVENDO DI?LOGOS AINDA MAIS SIGNIFICATIVOS E PROPORCIONANDO O ENSINO ATRELADO A PR?TICA E VIV?NCIA ESCOLAR.