O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR OS ARGUMENTOS CONSTRUÍDOS POR ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA DE SÃO CRISTÓVÃO-SE, A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA (SEI), DIVIDIDA EM QUATRO ETAPAS, TENDO COMO QUESTÃO CENTRAL: “O USO DE VACINAS DEVE SER OPCIONAL? ”. NO DESENVOLVER DA SEI, FOI POSSÍVEL FOMENTAR A CRIAÇÃO DE AMBIENTES QUE PROPICIARAM DISCUSSÕES, CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E ARGUMENTOS NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA ESCOLAR. OS DADOS FORAM OBTIDOS POR MEIO DE GRAVAÇÕES EM VÍDEOS (SEGMENTAÇÃO DE AULAS EM EPISÓDIOS, TRANSCRIÇÕES DE FALA) E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS. OS ARGUMENTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS FORAM ANALISADOS SEGUNDO O MODELO DO PADRÃO DE TOULMIN (TAP). CONSIDERANDO AS ANÁLISES DOS ARGUMENTOS PRODUZIDOS AO LONGO DAS ATIVIDADES, VERIFICAMOS COMO ESTES FORAM TORNANDO-SE SOFISTICADOS, APRESENTANDO APORTES QUE FUNDAMENTAVAM CIENTIFICAMENTE AS DEDUÇÕES OU HIPÓTESES SOBRE O TEMA VACINA.