O PRESENTE ARTIGO É FRUTO DE UMA PARTE DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA QUE TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR AS NECESSIDADES FORMATIVAS DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS, TRATOU-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO COM CUNHO QUALITATIVO QUE PRETENDEU REUNIR AS COMPREENSÕES DOS DISCENTES FORMANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PARANÁ, ACERCA DO CONHECIMENTO NECESSÁRIO AO PROFESSOR DE CIÊNCIAS. PARA TAL A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA MEDIANTE O USO DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO A DEZESSETE DISCENTES, COMPOSTO DE QUATRO QUESTÕES, NESTAS BUSCOU-SE VERIFICAR AS COMPREENSÕES DOS ESTUDANTES ACERCA DAS NECESSIDADES FORMATIVAS. NESTE TRABALHO O ENFOQUE SERÁ DADO A 4 DESSAS NECESSIDADES FORMATIVAS: ‘SABER ANALISAR CRITICAMENTE O “ENSINO TRADICIONAL”’; ‘SABER PREPARAR ATIVIDADES CAPAZES DE GERAR UMA APRENDIZAGEM EFETIVA’; ‘SABER DIRIGIR O TRABALHO DOS ALUNOS’; ‘SABER AVALIAR’ DELINEADOS POR CARVALHO E GIL-PÉREZ (1998) EM SEU LIVRO FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS.