O CICLO DA APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL PERPASSA POR FASES, ENVOLVENDO, O CONHECIMENTO E O DESENVOLVIMENTO E PERMITE TRAZER PARA A REALIDADE DO ENSINO UM ELEMENTO DE SISTEMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO DE MODO MAIS EFICAZ. A PROPOSTA DESTE TRABALHO, FOI CONTEXTUALIZAR A TEORIA DA APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL, NO PERCURSO DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO EM COMPONENTE CURRICULAR DIRECIONADO PARA ESTUDANTES EM NÍVEL DE ENSINO SUPERIOR. O TRABALHO CONSTITUI UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ORIUNDO DE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA APLICADA NO PERCURSO DO ENSINO, DO TEMA ARTHROPODA INSERIDO EM COMPONENTE CURRICULAR DE ZOOLOGIA, OBRIGATÓRIO PARA CURSO DE GRADUAÇÃO COM ENFOQUE NA ÁREA AMBIENTAL. SEGUIU COMO TRAJETÓRIA DIDÁTICA, QUATRO MOMENTOS, INCLUINDO: AULA DIALÓGICA, VISITA A CAMPO, ELABORAÇÃO DO ATLAS E APLICAÇÃO DE OFICINA NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE. APÓS AVALIAÇÃO DO PROCESSO DESCREVE-SE A AÇÃO PEDAGÓGICA COMO EFICAZ E MOTIVADORA PARA APRENDIZAGEM ATIVA DOS CONTEÚDOS DE ENSINO.