O ENSINO DE BOTÂNICA É BASTANTE CRITICADO ATUALMENTE DEVIDO À COMPLEXIDADE DOS TERMOS E A FALTA DE ASSOCIAÇÃO COM O COTIDIANO DOS ALUNOS, SENDO ASSIM CONSIDERADO DESINTERESSANTE POR ELES. O PRESENTE TRABALHO BUSCOU ANALISAR METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE BOTÂNICA, EM DISCIPLINAS OFERTADAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ E A COMPREENSÃO DA RELAÇÃO ENTRE AULAS PRÁTICAS E TEÓRICAS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS COM ALUNOS DO CURSO, AVALIANDO A VIVÊNCIA DELES COM OS ASSUNTOS DE BOTÂNICA NOS CONTEXTOS ESCOLARES E UNIVERSITÁRIOS. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE NA ESCOLA, OS ASSUNTOS DE BOTÂNICA ERAM COMPLICADOS E POUCO ATRATIVOS E APÓS A VIVÊNCIA DA DISCIPLINA DE BOTÂNICA, NO QUAL UTILIZA DIVERSAS METODOLOGIAS, ALÉM DAS AULAS EXPOSITIVAS, A VISÃO ACERCA DO CONTEÚDO DE BOTÂNICA MUDOU E TORNOU-SE ATRATIVO. ALÉM DISSO, AFIRMARAM QUE FACILITOU RELACIONAR OS ASSUNTOS DE BOTÂNICA COM AS SUAS VIVÊNCIAS NO COTIDIANO.