EMPREGAR RECURSOS CAPAZES DE ESTIMULAR ESTUDANTES PARA A DISCUSSÃO DE TEMAS CIENTÍFICOS E SOCIAIS É UM DESAFIO PARA OS DOCENTES. AO MESMO TEMPO, ANIMÊS E MANGÁS SÃO PRODUTOS CULTURAIS CADA VEZ MAIS PRESENTES NO COTIDIANO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. O PRESENTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE REFLETIR SOBRE A POTENCIALIDADE DO ANIMÊ PARASYTE (KISEIJū - 寄生獣) NO ENSINO. PARA TAL, FOI REALIZADA UMA ANÁLISE QUALITATIVA DA PRIMEIRA TEMPORADA DO ANIMÊ. EMERGIRAM TEMAS VOLTADOS À ASPECTOS BIOLÓGICOS/ECOLÓGICOS E SOCIAIS/ANTROPOLÓGICOS. EMBORA SEJA PRODUTO DA CULTURA ORIENTAL, O MATERIAL EXPRESSA QUESTÕES DE INTERESSE DA SOCIEDADE BRASILEIRA E REFLETE TÓPICOS INDICADOS EM DOCUMENTOS OFICIAIS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO NO BRASIL PARA A ABORDAGEM NO ÂMBITO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. PORTANTO, ESTE SE MATERIALIZA COMO UM RECURSO COM POTENCIAL EDUCACIONAL E AINDA PARA UMA ARTICULAÇÃO INTERDISCIPLINAR.