PR?TICAS DE EDUCA??O EM SA?DE S?O NECESS?RIAS EM DIFERENTES ESPA?OS EDUCACIONAIS, DEVIDO AO CONTEXTO DE FRAGILIDADE SOCIAL EM QUE SE ENCONTRAM MUITOS JOVENS EM IDADE ESCOLAR. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO FAZER UM LEVANTAMENTO DAS CONCEP??ES SOBRE HIGIENE E SA?DE DE JOVENS NUMA ESCOLA P?BLICA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. A PESQUISA-A??O POL?TICA FOI ADOTADA PARA INVESTIGAR AS LIMITA??ES DOS ALUNOS SOBRE OS PRINC?PIOS B?SICOS DE CUIDADO COM A SA?DE. UMA RODA DE CONVERSA FOI REALIZADA COM OS ESTUDANTES ONDE A PERGUNTA ?QUAL ? A RELA??O ENTRE HIGIENE E SA?DE?? FOI FEITA PARA PROMOVER UM DEBATE ENTRE OS PARTICIPANTES E PARA QUE O PROFESSOR MEDIADOR PUDESSE COMPREENDER AS CONCEP??ES SOBRE HIGIENE E SA?DE DESSES JOVENS. AS REFLEX?ES QUE EMERGIRAM DESSA VIV?NCIA APONTARAM A NECESSIDADE DE MEDIDAS DE EDUCA??O EM SA?DE NA ESCOLA PARA ESCLARECER URGENTEMENTE OS ESTUDANTES SOBRE A RELA??O DOS H?BITOS DE HIGIENE COM A PREVEN??O DE DOEN?AS.