O PRESENTE ARTIGO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR QUAIS AS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ALUNOS, ACERCA DO MEIO AMBIENTE. A PESQUISA FOI REALIZADA COM 40 DISCENTES DE UMA 3ª ETAPA DA EJA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM PARAGOMINAS - PA. FOI SOLICITADO PARA QUE OS ALUNOS REPRESENTASSE ATRAVÉS DE UM DESENHO A CONCEPÇÃO PRÉVIA SOBRE O MEIO AMBIENTE. CADA DISCENTE RECEBEU UMA FOLHA DE PAPEL A4 E LÁPIS DE COR. NO FINAL, CADA CONCEPÇÃO FOI ANALISADA E DISCUTIDA DENTRO DA PRÓPRIA SALA DE AULA EM UMA RODA DE CONVERSA. NA SEQUÊNCIA CADA UMA FOI DIVIDIDA EM CATEGORIAS, TOTALIZANDO 6 ENCONTRADAS. ASSIM, OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS CONTRIBUEM DE FORMA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, POIS O CONHECIMENTO PRÉVIO REFERENTE AO MEIO AMBIENTE FOI APRIMORADO, APÓS A EXPOSIÇÃO DOS DESENHOS E DISCUSSÃO NO ESPAÇO ESCOLAR.