A INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, É UMA METODOLOGIA ESTRATÉGICA, PORQUE PROPÍCIA A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES IMPRESCINDÍVEIS PARA A VIDA ACADÊMICA E PRINCIPALMENTE A FORMAÇÃO CIDADÃ. O PRESENTE TRABALHO RELATA UMA DESSAS EXPERIÊNCIAS E MOSTRA O ALCANCE DE RESULTADOS FAVORÁVEIS NA FIXAÇÃO DE CONHECIMENTOS NO ENSINO DE BIOLOGIA, A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA JOSÉ DE ALENCAR, EM TODAS AS ETAPAS DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS: IMPACTOS DA PESCA PREDATÓRIA E IRRACIONAL AO RECURSO NATURAL PESQUEIRO DA AMAZÔNIA, QUE OBJETIVA MENSURAR A EXTENSÃO DO DANO CAUSADO AO ESTOQUE NATURAL PESQUEIRO, PELA PESCA PREDATÓRIA, COM USO DE MALHADEIRAS, QUE CAPTURA PEIXES JOVENS, QUE NÃO SE REPRODUZIRAM. E A PESQUISA ASSOREAMENTO NATURAL DOS LAGOS DA AMAZÔNIA, QUE SE PROPÕE A QUANTIFICAR O VOLUME DE ARGILA CARREADA PELO RIO AMAZONAS, E SEUS IMPACTOS AO ASSOREAR O ABRIGO DA ICTIOFAUNA, NO PERÍODO DA VAZANTE DO RIO.