O PRESENTE ARTIGO APRESENTA O RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO E TRAZ UMA AN?LISE DA ELABORA??O DE ATIVIDADES POR MEIO DE TEMAS REALIZADAS POR ALUNOS DO 6? ANO, DE UMA ESCOLA P?BLICA NUM MUNIC?PIO NO ESTADO DO PAR?, BRASIL, DURANTE UM MINICURSO NA ABORDAGEM CI?NCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA). A PESQUISA FOI QUALITATIVA E NA AN?LISE INTERPRETATIVA DOS DADOS BUSCAMOS EXPLORAR COMO SE DEU O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES E A ORGANIZA??O DO ENSINO POR MEIO DE TEMAS, PARTINDO DO TEXTO ?DE ONDE VEM ? ?GUA?? ELABORADO POR MEIO DA OBSERVA??O DO COTIDIANO DA COMUNIDADE LOCAL. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O ENSINO POR MEIO DE TEMAS NA ABORDAGEM CTSA PODE SER ORGANIZADO MEDIANTE OBSERVA??O DA REALIDADE, LEVANDO EM CONSIDERA??O O OLHAR DOS ALUNOS, O QUE CONTRIBUIU PARA UM ENSINO CONTEXTUALIZADO E PARA CONJUGAR HARMONIOSAMENTE A DIMENS?O CONCEITUAL DA LINGUAGEM CIENT?FICA COM A DIMENS?O FORMATIVA E CULTURAL.