ESSE TRABALHO DISCUTE COMO PROMOVER A??ES ARTICULADAS ENTRE TEORIA E PR?TICA PEDAG?GICA NA FORMA??O DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE CI?NCIAS BIOL?GICAS, A PARTIR DE OFICINAS, TANTO PARA FORMA??O COMO PARA OPORTUNIZAR A VIV?NCIA EM CONTEXTOS ESCOLARES. DESSA FORMA, O FUTURO PROFESSOR FOI ENVOLVIDOS EM A??O-PARTICIPA??O ATIVAS, ENGLOBANDO ESTUDOS E DISCUSS?ES DE BIBLIOGRAFIA ESPEC?FICA, REUNI?ES, PRODU??O DE MATERIAL DID?TICO, ORIENTA??O E SUPERVIS?O DE ATIVIDADES DE ENSINO, COLETA DE DADOS PARA AVALIA??O DAS ATIVIDADES E PRODU??O DE CONHECIMENTOS SOBRE O FAZER DOCENTE. OS REGISTROS EM DI?RIO DE CAMPO E AN?LISE DE MATERIAIS ESCRITOS REVELOU QUE AO VIVENCIAR O COTIDIANO ESCOLAR, REFLETIR SOBRE AS A??ES ALI REALIZADAS, PLANEJAR NOVAS ATIVIDADES O LICENCIANDO CONSTR?I SABERES SOBRE A PR?TICA E APRENDE SOBRE ELA, POIS A INSER??O NA SALA DE AULA, ? UM CONSTANTE MOVIMENTO DE BUSCA, DE APRENDIZAGEM E DE INSTRUMENTALIZA??O A PR?TICA PEDAG?GICA.