O ENSINO DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA, É DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DE QUALIDADE. CONTUDO, À LITERATURA DA ÁREA DE ENSINO REVELA QUE AS VISÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA SÃO, EM GERAL, APRESENTADAS DE FORMA DESCONTEXTUALIZADA NAS INTERVENÇÕES EDUCACIONAIS, CONTRIBUINDO PARA À CONSTRUÇÃO DE VISÕES DEFORMADAS DA CIÊNCIA. NESSE CONTEXTO, O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS SÉRIOS PODE GERAR DISPOSITIVOS DIDÁTICOS QUE FACILITEM À TRANSPOSIÇÃO DAS DIFICULDADES DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO DE RPG VIRTUAL DENOMINADO “SEEDERS OF THE FUTURE”, PLANEJADO PARA SER UM DISPOSITIVO DIDÁTICO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA. RELATAMOS AQUI A DESCRIÇÃO DO JOGO COM SEUS RESPECTIVOS ELEMENTOS DE JOGABILIDADE, ETAPAS DE PREPARAÇÃO, BEM COMO OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E AS ETAPAS QUE PERMEARAM A CONSTRUÇÃO DO JOGO EDUCACIONAL.