APRESENTAMOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DE DOUTORADO CUJO OBJETIVO PRINCIPAL FOI IDENTIFICAR E DISCUTIR AS PERCEPÇÕES E COMPREENSÕES DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS/SC (RMEF) ACERCA DA PROVA FLORIPA E SUAS REPERCUSSÕES NO CURRÍCULO E NA PRÁTICA DOCENTE. OS DADOS LEVANTADOS FORAM INTERPRETADOS SEGUNDO UM CONJUNTO DE CATEGORIAS QUE COMPÕEM A CENA DA PROVA FLORIPA. DESTACAMOS QUE AS PROFESSORAS EVIDENCIARAM MAIS OS LIMITES E CONTRADIÇÕES DA PROVA FLORIPA DO QUE SUAS POTENCIALIDADES. DESSA FORMA, A PROVA FLORIPA É IDENTIFICADA COMO UMA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA, VOLTADA PARA GERAR ÍNDICES E RANQUEAMENTOS DAS ESCOLAS, ALÉM DE NÃO RETRATAR O CONTEXTO DE REALIDADE DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. ADEMAIS, DESTACAMOS QUE A PROVA FLORIPA TEVE IMPLICAÇÕES SOBRE O ESTREITAMENTO DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS, VISTO QUE SERVIU DE INSTRUMENTO PARA TREINAR OS ESTUDANTES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA BRASIL.