A BOTÂNICA É UMA DAS GRANDES ÁREAS DA BIOLOGIA, SEU ESTUDO PERMITE A COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA DOS VEGETAIS PARA A VIDA NO PLANETA E UMA MAIOR CONSCIÊNCIA SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS. MESMO ASSIM, É VISTA PELOS ALUNOS COMO DESINTERESSANTE, TEDIOSA E DIFÍCIL. INÚMEROS ARTIGOS BUSCAM MANEIRAS DE RESOLVER OS PROBLEMAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E APROXIMAR A CIÊNCIA DOS ALUNOS, FORNECENDO SUBSÍDIOS E METODOLOGIAS DIFERENCIADAS PARA INSTRUMENTALIZÁ-LOS PARA UMA VIDA EM SOCIEDADE. SENDO ASSIM, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO, BUSCANDO A COMPREENSÃO DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS E DAS INTER-RELAÇÕES EXISTENTES. A INICIAÇÃO CIENTÍFICA APROXIMA OS ALUNOS DAS CIÊNCIAS, DO FAZER CIENTÍFICO, DE SEUS MÉTODOS, INTERROGAÇÕES, FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES, EXPERIMENTOS E IDEIAS. UMA PESSOA ALFABETIZADA CIENTIFICAMENTE TEM MELHORES CONDIÇÕES DE UTILIZAR CONCEITOS CIENTÍFICOS NA TOMADA DE DECISÕES RESPONSÁVEIS QUE INTEGREM VALORES E DE PARTICIPAR, PROATIVAMENTE, NA SOCIEDADE EM QUE VIVE.