O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (2019) QUE TEVE COMO EIXO TEMÁTICO A INFLUÊNCIA DAS CRENÇAS RELIGIOSAS NO ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. A PESQUISA CONSISTIU EM UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ATRAVÉS DE LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE A TEMÁTICA. OS DOCUMENTOS FORAM LOCALIZADOS NOS BANCOS DE DADOS DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS (CEDOC) E DA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD). AO TODO, FORAM IDENTIFICADAS E ANALISADAS 9 DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E 6 TESES DE DOUTORADO. OS RESULTADOS ENCONTRADOS DEMONSTRARAM A PREDOMINÂNCIA DA CONCEPÇÃO CRIACIONISTA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS EM DETRIMENTO DA ACEITAÇÃO DA TEORIA EVOLUTIVA ORIUNDA DA VISÃO CIENTÍFICA. SEGUNDO A ANÁLISE EMPREENDIDA, ENCONTRA-SE VINCULADO COM ESTA INFERÊNCIA OS SEGUINTES ELEMENTOS: O ENTENDIMENTO LITERAL DA BÍBLIA, A HIBRIDIZAÇÃO DAS CONCEPÇÕES RELIGIOSAS COM A TEORIA CIENTÍFICA, DENTRE VARIADOS EQUÍVOCOS CONCEITUAIS E EPISTEMOLÓGICOS SOBRE A TEORIA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.