É CONSENSO NA COMUNIDADE CIENTÍFICA QUE A EVOLUÇÃO É UMA DISCIPLINA FUNDAMENTAL E INTEGRADORA DOS DIVERSOS RAMOS DA BIOLOGIA. PORÉM, EM GERAL, ESTE TEMA É ABORDADO DE FORMA INCIPIENTE E DESCONTEXTUALIZADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, REFLETINDO TAMBÉM O ENSINO SUPERIOR. ESTA PESQUISA, DE NATUREZA QUALITATIVA E QUANTITATIVA, SURGIU COMO ATIVIDADE DE CONCLUSÃO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL, E BUSCOU IDENTIFICAR EQUÍVOCOS DE CONCEPÇÕES EVOLUTIVAS ENTRE ESTUDANTES, TENDO COMO SUJEITOS 21 ALUNOS DO 1º SEMESTRE DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA DA UECE EM FORTALEZA. ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO, ANALISOU-SE TÓPICOS COMO: CONCEITO DE EVOLUÇÃO; SEU CARÁTER NÃO-TELEOLÓGICO; CONTEXTO HISTÓRICO; E SUAS EVIDENCIAS. INFERIMOS DOS RESULTADOS QUE O CONCEITO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA É POUCO COMPREENDIDO, E QUE A VISÃO ANTROPOCÊNTRICA DA NATUREZA E A NOÇÃO TELEOLÓGICA DA EVOLUÇÃO AINDA SÃO BASTANTE INFLUENTES. APONTAMOS A NECESSIDADE DE MELHORIAS NA ABORDAGEM DA TEMÁTICA EVOLUÇÃO NO ENSINO E MAIOR DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO.