O PRESENTE ESTUDO ? UM RELATO DE EXPERI?NCIA QUE DISCUTE CR?TICAS E POSSIBILIDADES DE IMPLANTA??O DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). ESTAS REFLEX?ES EMERGIRAM DE UMA MESA-REDONDA INTITULADA ?BNCC: DIRETRIZES PARA A ?REA DE CI?NCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS?, QUE OBJETIVOU COMPREENDER E DISCUTIR COM LICENCIANDOS E PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO PROCESSO DE IMPLEMENTA??O DA BNCC NAS ESCOLAS DA REGI?O DE BLUMENAU - SC. O TEXTO RELATA ANG?STIAS, RECEIOS, INQUIETA??ES E OBST?CULOS ? IMPLANTA??O DESTE NOVO CURR?CULO. AO FINAL DO TRABALHO APONTAMOS A ?PESQUISA COMO PRINC?PIO EDUCATIVO? COMO UMA POSSIBILIDADE DE APROXIMAR A IMPLEMENTA??O DESTA NOVA POL?TICA COM AQUILO QUE DEFENDEMOS PARA O ENSINO DE CI?NCIAS DA NATUREZA. ACREDITAMOS QUE, PARA AL?M DAS CR?TICAS ? BNCC, QUE RESPEITAMOS E CONCORDAMOS, ? PRECISO QUE ENCONTREMOS ESPA?O PARA ATUAR NAS BRECHAS DO DOCUMENTO QUE J? EST? SENDO IMPLEMENTADO NAS ESCOLAS.