ESTA ATIVIDADE PRÁTICA INVESTIGATIVA ABORDA AS PROPRIEDADES DA ÁGUA, CONTEXTUALIZANDO-A COM O DIA-A-DIA DOS ALUNOS. A PARTIR DESSAS PROPRIEDADES QUE AS ESTRUTURAS BIOLÓGICAS E AS REAÇÕES BIOQUÍMICAS OCORREM, DESPERTANDO O INTERESSE DOS ALUNOS EM RECONHECER, NOMEAR E ENTENDER SUAS CARACTERÍSTICAS, O QUE TORNA MAIS FÁCIL O ENSINO SE PUDERMOS TESTAR OU EXPERIMENTAR CADA UMA DELAS (BARRA & LORENZ, 1987). DESSA FORMA, ESTE TRABALHO REPRESENTA UMA DAS ATIVIDADES QUE IRÁ COMPOR UM MANUAL DE PRÁTICAS DE UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL, QUE VISA SUBSIDIAR O TRABALHO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DO ENSINO BÁSICO DE MODO A CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. COM BASE NOS RESULTADOS OBSERVADOS, CHEGOU-SE A CONCLUSÃO QUE A ATIVIDADE PRÁTICA INVESTIGATIVA “DESCOBRINDO AS PROPRIEDADES DA ÁGUA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS” DEMOSTROU SER EFICAZ E SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.