O ENSINO DE QUÍMICA, APLICADO NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, AINDA TEM GERADO UM DESCONFORTO NA MAIORIA DOS ALUNOS, POIS NÃO COMPREENDEM A QUÍMICA COMO PARTE INTEGRADORA DA MELHORIA DE VIDA DAS PESSOAS. A FIM DE MUDAR ESSA REALIDADE, O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS REALIZADA COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES. O PLANEJAMENTO SE DESENVOLVEU COM O OBJETIVO DE COMPREENDER O INÍCIO DOS ESTUDOS DE UM ÁTOMO ONDE OS ALUNOS PRECISAVAM BUSCAR PESQUISAS, EXPERIMENTOS E ATÉ MESMO A IMAGINAÇÃO PARA DESCREVER COMO QUE ERA O OBJETO DE ESTUDO. OS RESULTADOS ANALISADOS PARTIRAM DA PERCEPÇÃO DA CURIOSIDADE E A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA UMA VISÃO MAIS DIDÁTICA DE UM CONTEÚDO CIENTÍFICO.