NESTA PESQUISA, REALIZAMOS ANÁLISE DOCUMENTAL DAS TRÊS VERSÕES ELABORADAS PARA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) QUE FORAM PUBLICADAS NO INTERVALO DE 2015-2017. PARA ISSO, REALIZAMOS A LEITURA, NA ÍNTEGRA, DE CADA UMA E CONSTRUÍMOS ALGUNS ELEMENTOS DE ANÁLISE, A SABER: A) AUTORIA; B) O OBJETIVO GERAL DA BNCC; C) ESTRUTURA DO DOCUMENTO E PRESCRIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. COM ISSO, PERCEBEMOS QUE A TERCEIRA VERSÃO APRESENTA A NOÇÃO DE DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO, QUE ESTAVA PRESENTE NAS PRIMEIRAS VERSÕES, COMO SINÔNIMO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. ALÉM DISSO, A RESPEITO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, ESSA PASSOU A ENFATIZAR, NO TEXTO FINAL, O LETRAMENTO CIENTÍFICO E O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS. TAIS ASPECTOS DEMONSTRAM RUPTURAS OCORRIDAS AO LONGO DO PROCESSO, ALÉM DE EVIDENCIAR MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS RESPONSÁVEIS PELA ELABORAÇÃO DOS TEXTOS DA BASE.