ESSE ARTIGO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A APLICAÇÃO DE UM PROJETO DO MESTRADO PROFISSIONAL DO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MINAS GERAIS. UM DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO É CONSEGUIR IR ALÉM DE UM ENSINO CONTEUDISTA PROPORCIONANDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E ATITUDES NOS JOVENS POR MEIO DO ENSINO INVESTIGATIVO. COMO PROPORCIONAR OPORTUNIDADE DENTRO DA REALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA ONDE O EDUCANDO POSSA TER PROTAGONISMO E, A PARTIR DE SUA CURIOSIDADE, BUSCAR RESOLVER DÚVIDAS POR MEIO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS? INSPIRADA PELA EXPERIÊNCIA DO PROJETO UFMG & ESCOLAS DECIDIMOS VERIFICAR A POSSIBILIDADE DE EXECUTARMOS ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NA ESCOLA ONDE LECIONO. ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DESSA METODOLOGIA INVESTIGATIVA ERA NOSSO OBJETIVO OBSERVAR SE ALUNOS APRESENTARIAM AUTONOMIA E CRITICIDADE DIANTE DO TEMA CENTRAL QUE FOI PROSPOSTO: “O QUE HÁ DE BIOQUÍMICA NA COZINHA”, A PARTIR DO QUAL OS ALUNOS REALIZARAM DIVERSAS ATIVIDADES – INCLUIDO, PRINCIPALMENTE, EXPERIMENTOS PLANEJADOS E DESENVOLVIDOS POR ELES.