AS TRILHAS ECOLÓGICAS COMO ESPAÇOS EDUCATIVOS EXTRAESCOLARES CONFIGURAM AMBIENTES CATALISADORES DE MOTIVAÇÃO E INTERESSE PARA DOCENTES E DISCENTES. ASSIM, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO TRATAR AS TRILHAS ECOLÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOB A ÓTICA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR, A PARTIR DAS COMPREENSÕES DE 22 PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE 16 MUNICÍPIOS CAPIXABAS. À LUZ DE UMA PESQUISA-AÇÃO DESENVOLVIDA POR MEIO DE UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA OS PROFESSORES ANALISARAM E DISCUTIRAM O USO DAS TRILHAS COM DESTAQUE AOS MOMENTOS PRÉ-CAMPO (PREPARAÇÃO DO CAMPO), CAMPO (VIVÊNCIA NA TRILHA) E PÓS-CAMPO (NOVAMENTE NO ESPAÇO ESCOLAR). PÔDE-SE CONCLUIR QUE AS TRILHAS ECOLÓGICAS PROPORCIONAM A MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO IN LOCO, AO AR LIVRE, SEM PAREDES, SUJEITO A INTEMPÉRIES, IMPREVISTOS E SURPRESAS, O QUE IMPELE AOS EDUCADORES UM OLHAR ACURADO (DE ORDEM ORGANIZACIONAL E EPISTEMOLÓGICA) SOBRE O PLANEJAMENTO DA PRÁTICA DE CAMPO E DAS ATIVIDADES PROPOSTAS ANTES E APÓS A VISITA.